Que é Teste A/B no E-mail marketing?

É comum surgirem dúvidas, ao trabalhar com e-mail marketing, sobre qual o melhor tipo de conteúdo, horários e linguagem utilizada em seus envios. A forma mais simples de chegar a respostas precisas para estes questionamentos, a partir do comportamento específico de sua base de contatos, é realizar testes comparando diferentes tipos de conteúdo.

O Teste A/B é uma técnica que permite testar a efetividade de duas ou mais versões de determinado e-mail, buscando enviar a melhor mensagem a partir das estatísticas obtidas como resultado.

O teste deve ser um processo contínuo e qualquer decisão obtida a partir do resultado de um teste deve ser reconsiderada regularmente. Por exemplo, depois de ter determinado o melhor tipo de conteúdo, você pode começar a testar outros fatores, como melhor assunto e horário de envio, por exemplo.

 

O usuário pode experimentar até 6 versões diferentes de mensagem e optar por qual critério será utilizado para seleção da versão com melhor retorno, seja a que tiver a maior taxa de abertura, a maior taxa de cliques, determinar que a ferramenta utilize a linha de assunto da versão que teve mais aberturas e o corpo da mensagem que teve mais cliques e ainda selecionar manualmente a versão melhor sucedida após analisar estatísticas das versões enviadas.

O primeiro passo para montar seu Teste A/B é definir o que será testado: se será o conteúdo e/ou o assunto. Em relação à alteração destas variáveis em cada uma das versões, temos algumas dicas para você.

Variação de Conteúdo:

 

O ideal ao montar um Teste A/B é buscar a variação do conteúdo da mensagem nas versões utilizadas. Essa variação pode ser feita através da alteração dos seguintes fatores:

  • Call to action (elementos da mensagem que instigam o clique do usuário);
  • Layouts;
  • Imagens;
  • Ofertas e incentivos;
  • Fontes (tipologia, cores e tamanhos).

Variação de Assunto:

Caso não seja possível alterar o conteúdo de sua mensagem, você pode buscar testar a efetividade das versões através da alteração do assunto das mensagens. Em relação ao assunto, indicamos a seguinte estratégia:

  • Utilizar um assunto longo com somente 1 apelo;
  • Utilizar um assunto longo com vários apelos;
  • Utilizar um assunto curto.

Exemplo: Suponhamos que sua empresa seja uma agência de viagens. Utilizar somente um apelo seria montar um assunto tratando de somente um destino de viagem, ao invés de tratar de diversos destinos no assunto das versões, o que seria utilizar vários apelos.

Há um estudo americano que mostra que assuntos curtos, com menos de 60 caracteres, tendem a gerar mais abertura. E assuntos longos, acima de 70 caracteres, tendem a gerar mais cliques.

Entre 60 e 70 caracteres, não se obtém nenhuma efetividade em qualquer situação.

Após decididas as variáveis a serem alteradas nas versões do Teste, para criar seu Teste A/B clique AQUI.

Depois de finalizado, você pode acompanhar e analisar as estatísticas do mesmo no menu Relatórios > Envios.

Para saber como consultar seus Relatórios clique AQUI

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