Ao verificar seus dados nos Relatórios de web analytics e de UOL anúncios, você percebeu que existem diferenças nos números? Entenda como funcionam as métricas de cada um.
Em uma plataforma de web analytics são medidas as interações da pessoa com o site: visitas, sessões, page views, etc. Já a plataforma de mídia mede as interações com o anúncio: cliques, impressões, conversões, etc.
Em UOL anúncios todos os dados medidos são em relação ao seu anúncio, não a sua landing page. Portanto, a melhor forma de acompanhar os resultados do desempenho de suas campanhas é pelo relatório no seu painel.
A diferença mais recorrente é a comparação entre Cliques e Sessões. Ambas são métricas distintas, pois medem dados diferentes. Ao clicar no seu anúncio, a pessoa pode sair e entrar no seu site, navegar por ele e a sessão será única, ou seja, esse número será sempre diferente do que se encontra no UOL anúncios quando se compara aos cliques.
Outros motivos que podem causar essas diferenças são:
- A pessoa ter retornado ao site por meio de link salvo nos favoritos;
- Sua landing page (página de destino) pode não estar tagueada corretamente com o Analytics;
- O conteúdo e navegabilidade do site;
- Carregamento lento.
Vamos entender o que significam alguns termos:
Termos de Analytics:
Sessões: São várias ações (navegação em páginas diferentes, transações de comércio eletrônico, interações sociais, etc) que as pessoas executam dentro do seu site em um período determinado (o tempo padrão é 30 minutos mas pode ser alterado). Caso tenha ficado inativo nesse tempo, o próximo carregamento da página contará como uma nova sessão;
Visitas: São a quantidade de vezes que a pessoa entra em sua página, independente do período;
Page View: Visualizações da página.
Termos de UOL anúncios
Cliques: A quantidade de vezes que a pessoa clicou no seu anúncio;
Impressões: A quantidade de vezes que seu anúncio foi exibido em alguma página;