O que fazer quando uma mensagem que confio chega na Quarentena?

Recebo e-mails legítimos na Quarentena

O recebimento de e-mails “legítimos” na quarentena pode ocorrer por diversas causas, sendo elas: 

  •    Remetente com má reputação (foi marcado como Spam muitas vezes por outros usuários).
  •    Você pode ter marcado o remetente por engano como Spam.
  •    AntiSpam considerou o conteúdo da mensagem como insegura.
  •    Remetente com configurações incorretas de SPF e DKIM. 

Tá, mas o que é SPF e o DKIM? 

SPF: o SPF é um sistema que evita que outros domínios enviem e-mail não autorizados em nome de um domínio. O SPF verifica no cabeçalho de internet se o SMTP utilizado para enviar a mensagem está autorizado na relação de IP’s que respondem pelo domínio do remetente.

DKIM: o DKIM é um padrão de autenticação que tem o objetivo de proteger os e-mails contra spam, spoofing e phishing. Ele faz uso de uma assinatura digital que visa confirmar se a mensagem foi realmente enviada pela organização.

Basicamente, esses são protocolos de segurança que qualquer domínio deve ter configurado, pois asseguram a autenticidade da mensagem enviada e permitem que apenas aqueles autorizados efetuem tais envios. Evitando assim, o envio de phishings, que uma pessoa não autorizada envie um e-mail em nome do domínio e diversas outras situações que podem causar danos ao destinatário. 

 

O que fazer quando uma mensagem que confio chega na Quarentena? 

Vale lembrar que o recebimento de mensagens na Quarentena não é uma falha, mas sim um sistema que visa a segurança do destinatário. 

Muitas vezes esse problema é resolvido apenas marcando a mensagem como “Não é Spam”, dessa forma as próximas mensagens são recebidas diretamente na caixa de entrada. 

Veja como marcar uma mensagem como “Não é Spam”:

No webmail, abra a pasta da quarentena e selecione o e-mail que deseja receber na caixa de entrada. Há duas opções de marcar o e-mail como “Não Spam”, você pode marcar o e-mail diretamente pela lista de e-mails ou até mesmo com a mensagem aberta, conforme imagens a seguir:

Marcando através da lista de e-mails:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

Marcando com o e-mail aberto:

Depois de marcar o e-mail como Não Spam, os próximos e-mails enviados pelo remetente devem chegar na caixa de entrada. 

 

Já marquei o e-mail como “Não Spam” e continuo recebendo os e-mails dele na Quarentena, o que fazer?

Muitas vezes esse problema é causado pela configuração do SPF ou DKIM do remetente, como já mencionado acima. Por se tratar de uma configuração do remetente, ele deve verificar juntamente ao seu provedor de e-mails e realizar os devidos ajustes em seu domínio. 

Em algumas ocasiões, o problema ocorre pois o sistema do UOL considerou essa mensagem como suspeita e é necessário realizar o “desbloqueio” do remetente. Para isso, é necessário realizar a abertura de um chamado através do painel, nele deve conter o e-mail completo do remetente, data e hora do envio, além do EML da mensagem recebida.  

 

Veja como exportar o EML de uma mensagem para abertura do chamado: 

  •    Através do webmail, localize a mensagem que foi recebida na Quarentena e abra ela. 
  •    Com a mensagem aberta, ao lado dos botões de resposta e encaminhamento, localize o botão de mais ações (representado por 3 pontinhos) e clique nele. 
  •    Clique em “Exportar EML”. 

     

  •    Será realizado o download do arquivo EML, salve ele em sua pasta de preferência.

Pronto, o arquivo EML foi exportado, e agora você pode utilizar ele na abertura do chamado. 

 

Para abrir um chamado, por favor, clique no link abaixo e siga o processo de abertura, incluindo o anexo do arquivo EML exportado.

Abrir chamado: https://painel.uol.com.br/callCenter.html?redirectTo=novo-chamado

 

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