Como clonar um site WordPress?

A clonagem de um site WordPress envolve a criação de uma cópia completa do site com todos os arquivos do site, o banco de dados e as configurações.

Talvez você queira clonar seu site WordPress em uma das seguintes situações:

– Você mantém uma versão não pública (de teste) de um site WordPress em um domínio ou subdomínio separado e deseja publicá-la em um domínio de produção para torná-la disponível publicamente.

– Você tem um site WordPress disponível publicamente (produção) e deseja criar uma cópia não pública (teste) dele, na qual você pode fazer alterações sem afetar o site de produção.

-Você quer criar uma cópia “master” de um site WordPress com configurações, plugins e tema pré-configurados e, então, cloná-lo para iniciar um novo projeto de desenvolvimento para um cliente.

-Você deseja criar várias cópias de um site WordPress e fazer alterações diferentes em cada uma delas (por exemplo, para mostrá-las a um cliente para que ele possa escolher a que mais gosta).

 

Clonar um site WordPress:

1° Passo

Vá para o WP Toolkit, selecione a instalação a qual deseja clonar;

 

2° Passo

Clique em “Clonar” no cartão da instalação do WordPress que você deseja clonar.

 

3° Passo

Escolha o destino onde clonar o site:

  • Mantenha “Criar subdomínio” selecionado para que o WP Toolkit crie um novo subdomínio com o prefixo “staging” padrão. Você pode usá-lo ou digitar um prefixo de subdomínio desejado.
  • Selecione “Use o domínio existente” e então selecione o domínio ou subdomínio desejado na lista.

 

Cuidado: Certifique-se de que o domínio ou subdomínio selecionado como alvo não esteja sendo usado por um site existente. Durante a clonagem, os dados do site existentes no alvo podem ser substituídos e perdidos irrevogavelmente.

  • Opcional: Altere o nome do banco de dados criado automaticamente durante a clonagem.
  • Quando estiver satisfeito com o destino selecionado e o nome do banco de dados, clique em “Iniciar
  • Quando a clonagem estiver concluída, o novo clone será exibido na lista de instalações do WP Toolkit.

 

Copiando dados de um site WordPress para outro

Você pode copiar o conteúdo do seu site WordPress, incluindo arquivos e banco de dados, para outro site WordPress.

Digamos que você mantenha uma versão não pública (staging) de um site WordPress em um domínio ou subdomínio separado e uma versão publicamente disponível (produção) deste site em um domínio de produção. Você pode querer copiar dados de um site para outro nas seguintes situações:

 

* Deseja copiar as alterações feitas na versão de preparação para a versão de produção.

*Quer copiar os dados do site de produção para o site de preparação para ver como as alterações (por exemplo, um novo plugin) funcionam com os dados de produção. Depois de verificar se tudo funciona bem, você pode copiar suas alterações para seu site de produção.

*Fez algumas alterações (por exemplo, instalou um novo plugin) no site de preparação, e essas alterações resultaram em novas tabelas sendo adicionadas ao banco de dados. Você quer copiar apenas essas tabelas para o site de produção sem afetar outros dados.

*Atualizou o site de preparação para uma versão recém-lançada do WordPress e corrigiu os problemas pós-atualização (se houver). Agora você quer enviar essas alterações para o site de produção.

*Pode escolher copiar os arquivos do WordPress, o banco de dados do WordPress ou ambos os arquivos e o banco de dados. Ao copiar o banco de dados,

* Pode escolher copiar todas as tabelas, ou tabelas que estão presentes na fonte, mas ausentes do destino, ou você pode especificar tabelas individuais do banco de dados a serem copiadas.

 

Ao realizar a cópia, tenha em mente o seguinte:

-Os dados selecionados são copiados do site de origem para o site de destino. Quaisquer arquivos e/ou tabelas de banco de dados presentes tanto na origem quanto no destino que não sejam idênticos são copiados da origem para o destino. Arquivos e tabelas de banco de dados presentes somente no destino não são afetados, a menos que você selecione a opção “Remover arquivos ausentes” durante a cópia.

-Durante a cópia, o site de destino entra em “modo de manutenção” e fica temporariamente indisponível.

-Se a versão do WordPress no site de destino for anterior à do site de origem, o WP Toolkit primeiro atualiza o WordPress no site de destino para corresponder à versão instalada no site de origem e, em seguida, executa a cópia.

-Se a versão do WordPress no site de origem for anterior à do site de destino, a cópia será abortada. Para copiar dados, você precisa atualizar o WordPress na origem para a versão instalada no destino ou uma versão posterior.

-Se o prefixo do banco de dados na origem e no destino for diferente, o WP Toolkit alterará o prefixo do banco de dados no site de destino para corresponder ao da origem durante a cópia.

-A cópia de dados entre uma instalação regular do WordPress e uma multisite não é suportada. Recomendamos que você use clonagem em vez disso.

 

Observação: Durante a cópia, os arquivos e tabelas de banco de dados copiados da fonte substituem aqueles presentes no destino. Quaisquer alterações feitas nos arquivos e tabelas de banco de dados no destino antes da cópia serão descartadas e perdidas sem aviso.

Importante: Se você tiver plugins de cache instalados em um site WordPress do qual deseja copiar, “limpe o cache no site de origem antes de copiar”. Caso contrário, o site de destino pode funcionar incorretamente.

 

Essa resposta te ajudou?
Sim
Não

Agradecemos o seu Feedback!

Siga nossos perfis nas redes sociais para ficar por dentro de dicas para ter um negócio de sucesso, acompanhar eventos e muito mais.