Os erros que podem retornar dos servidores no envio de um email marketing se agrupam em dois grupos que são:
Exemplos de Erros Inválidos (permanentes):
– Caixa Postal não existe: O servidor não encontrou a caixa postal e informa que ela não existe. Pode ter existido antes, mas no momento da consulta, ela é inexistente.
– Erro de sintaxe: Quando o provedor do domínio do e-mail encontra caracteres não permitidos ou espaços em branco, o que indica erro na digitação (sintaxe).
– Devolvido: O servidor recebe o email (que é contabilizado como entregue), mas ao processá-lo, posteriormente, não encontra a caixa (email não existe). Então, o devolve.
*Erros Temporários:
Esses e-mails, em um próximo envio, poderão ser entregues.
Erros temporários são emails temporariamente indisponíveis. Pode ser em função de caixa postal cheia, de servidor indisponível, de bloqueio por spam, etc. O que difere esses erros dos erros inválidos (permanentes) é que, muitas vezes ao enviar novamente algumas horas depois, pode resultar em sucesso na entrega.
Exemplos:
– Caixa Postal não encontrada: O servidor não consegue encontrar a caixa postal, mas não informa se ela existe ou não. Ela pode existir e no momento da consulta não foi encontrada. Pode ser também bloqueio por spam. Para esse tipo de erro é necessário verificar a mensagem que retornou do servidor.
– Sem resposta do servidor de destino: O servidor do email está fora do ar, em processamento, não responde e não conecta. A plataforma não consegue entregar o email. Falha de requisição / Caixa Postal ocupada. A plataforma não conecta ao servidor, que pode estar com problemas de conexão. O email não é entregue.
– Excesso de tentativas: Cada servidor de email tem uma regra de recebimento diferente para quem faz muitos envios para o mesmo domínio com o mesmo IP, mensagem ou remetente. Isso serve para evitar o recebimento de spam. A plataforma de email é configurada de acordo com o tempo de recebimento de cada servidor e entrega de acordo com esse tempo. Em alguns casos, quando o servidor de recebimento está configurado para receber menos mensagens, o envio pode demorar mais para finalizar, pois a plataforma vai tentar entregar mais de uma vez.