Como criar uma campanha de Teste A/B no e-mail marketing?

O Teste A/B é uma técnica que permite testar a efetividade de duas ou mais versões de determinado e-mail, buscando enviar a melhor mensagem a partir das estatísticas obtidas como resultado.

No E-mail marketing do UOL HOST é possível experimentar até 6 versões diferentes de mensagem e optar por qual critério será utilizado para seleção da versão com melhor retorno, seja a que tiver a maior taxa de abertura, a maior taxa de cliques, determinar que a ferramenta utilize a linha de assunto da versão que teve mais aberturas e o corpo da mensagem que teve mais cliques e ainda selecionar manualmente a versão melhor sucedida após analisar estatísticas das versões enviadas.

Para criar um e-mail de Teste A/B siga os passos abaixo:

Acesse o Painel do Cliente (com seu login e senha).

1) Do lado esquerdo do Painel, clique em ‘E-mail Marketing’.

2) Em seguida, clique em ‘Acessar painel externo’ e você será direcionado para o painel da ferramenta de E-mail Marketing UOL HOST

3) Na opção ‘E-mails’ clique em  ‘Teste A/B’

 

4) Selecione uma campanha ou crie uma campanha nova em ‘Gerenciar Campanhas’ . Preencha os campos ‘Titulo’ e ‘E-mail do Remetente’. Caso você planeje utilizar a “Integração com as Redes Sociais”, você também pode acioná-la. Após preencher todos os campos clique em ‘Próximo’

OBS: Diferentemente do processo de envio normal, não há o campo “Assunto” a ser preenchido, pois este é uma variável que pode ser alterada nas versões do Teste. Logo, os “Dados do Envio” serão os dados de quem está enviando essa mensagem, válidos para todas as versões criadas em seu Teste A/B.

5) Clique em ‘Basear teste em:’ e selecione a maneira pela qual a versão será criada.

 

6) Defina seu conteúdo, preenchendo o Nome da Versão (utilizado somente para seu controle interno) e Assunto da versão. Após, crie/edite o conteúdo da versão da forma que desejar.

Após criar o conteúdo da versão, clique no botão ‘Salvar Na Lista’ para adicioná-la à

listagem de versões de seu Teste.

 

Após salvar a primeira versão, repita o processo novamente para criar a segunda versão (e assim sucessivamente, dependendo do número de versões desejadas).

8) Após finalizar a criação das versões, confira na ‘Listagem’ de versões ao final da página se as versões estão corretas. Ao finalizar este processo, clique no botão ‘Próximo’ para prosseguir.

OBS: Você pode ainda editar ou excluir versões quando desejar.

9) Na próxima tela verifique se o sistema encontrou algum erro e clique em ‘Próximo’ se estiver tudo certo; ou ‘Anterior’ no caso de algum erro que precise ser corrigido.

10) Selecionar os destinatários que farão parte de seu Teste A/B:

OBS: Esses contatos são os destinatários que receberão o Teste A/B e o envio resultado do Teste. A seleção dos contatos é feita normalmente com uma ressalva: as versões deverão ser recebidas por pelo menos 200 destinatários cada (incluindo o envio resultado do Teste). Isso significa que a quantidade de contatos selecionados deve ser o suficiente para que cada versão do Teste bem como o resultado do mesmo seja recebida por ao menos 200 destinatários cada.

11) Após selecionar os destinatários do Teste, clique no botão ‘Próximo’.

DICA: Para deixar seu Teste A/B ainada mais Poderoso, você pode mesclar técnicas ativando a opção de Retargeting, basta clicar no botão ‘Associar os contatos que interagem com este envio com as seguintes regras’ e configurar a segmentação. Clique AQUI e saiba como configurar Retargeitng.

12) Defina a porcentagem da base de contatos selecionada que receberá seu Teste. Após selecionar, clique em “Calcular”.

OBS: A seleção de quais contatos farão parte dessa porcentagem é realizada de forma aleatória pelo sistema.

13) Em “Escolha quando você deseja que o e-mail seja enviado”, selecione se deseja:

  • Realizar o envio imediatamente;
  • Programar a melhor data e horário para seu envio;
  • Ou não agendar o envio agora, deixando seu Teste salvo, a ser retomado deste ponto caso queira editá-lo.

14) Selecionar qual critério será utilizado para definir a versão que será enviada como resultado do Teste.

Em “Configurações do Teste A/B”, você pode utilizar os seguintes critérios:

  • Definir manualmente, após análise dos resultados de cada versão, qual seráa versão resultado;
  • Enviar a versão com maior taxa de cliques, podendo ainda desconsiderar links específicos presentes em cada versão, para avaliação mais precisa conforme sua necessidade;
  • Enviar a versão com maior taxa de visualização;
  • Enviar uma versão híbrida, utilizando o Assunto da versão com maior taxa de visualização e o corpo do e-mail da versão com maior taxa de cliques, podendo também desconsiderar links alguns específicos.

15) Indique em quantas horas o envio resultado de seu Teste será realizado, uma vez finalizado os envios das versões do Teste.

OBS: Essa opção só não será definida se selecionado o primeiro critério – em que você analisa o desempenho de cada versão e seleciona o envio resultado do Teste. Caso selecionado esse critério, você mesmo terá de acessar o Relatório do Teste A/B e selecionar manualmente a versão que será enviada assim como programar o envio.

16) Para finalizar e iniciar o processo de envio de seu Teste A/B, basta clicar em ‘Finalizar’.

OBS:  Você pode visualizar o ‘Resumo de seu Teste’, realizar um envio teste de qualquer uma das versões do Teste e ainda integrar o Teste com o Google Analytics.

Depois de finalizado, você pode acompanhar o andamento de seu Teste no menu E-mail >Agenda de Envio e analisar as estatísticas do mesmo no menu Relatórios > Envios 

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