Como evitar que meu e-mail seja classificado como spam?

Certos cuidados ao montar seu e-mail marketing evitam muitas dores de cabeça futuras. Confira algumas dicas:

– Subject (Assunto)


Limite o subject (Assunto) a não mais que 50 caracteres. 5 a 8 palavras é uma quantidade razoável de informações que o usuário consegue absorver ao ‘scannear’ sua caixa postal em busca dos e-mails que serão abertos. Este conteúdo de texto também está sujeito a avaliação por anti-spams e, por isso, evite utilizar no Assunto (Subject), ‘corpo’ de sua mensagem, além do campo ‘De’ de sua mensagem, palavras que possam ser interpretadas como SPAM. Exemplos: clique aqui, mailmkt, crédito, grátis, curso, de/para sua empresa, promoção, ‘$$$’, exclamações entre outros. Se for uma promoção, dê o nome da promoção, sem acentos e evite as expressões fiscalizadas pelos programas anti-spam (divulgue, consulte-nos, frete grátis) além das já citadas. Confira outras palavras e expressões que devem ser evitadas

OBS: Nunca escreva todo o texto do assunto em letras maiúsculas, pois a caixa alta faz com que o e-mail receba pontuação e seja classificado como spam.

– Se for uma newsletter, escolha um assunto principal e coloque-o no subject (Assunto). Os demais deixe na mensagem, apenas.

– Cuidado com as imagens na hora de fazer seu e-mail marketing

Nunca envie apenas uma imagem como corpo de e-mail. A maioria dos serviços vai, por padrão, bloquear essa imagem e a eficiência do disparo tende a diminuir bastante.

Use alt tags nas imagens, sempre colocando um texto que descreva a imagem. Saiba como utilizar as alt tags

As Alt Tags permitirão que seu e-mail seja compreendido antes do carregamento das imagens. Mapeie, insira hiperlinks e nos endereços das imagens, não use as palavras marcadas. Uma imagem hospedada em uma pasta chamada marketing, promo ou e-mailmkt vai pontuar e muito o seu template. Por que não nomear as pastas como images ou simplesmente imgs? Cai muito melhor assim, não? E não pontua.


– Equilibre seu template. Use imagens, mas também use textos. O ideal é 50% para cada. 

– Se for preciso inserir uma imagem grande no e-mail, para que a mensagem seja transmitida, é importante que ela esteja fatiada em pequenos ‘pedaços’, para otimizar o tempo de download. É importante recortar as imagens adequadamente, de modo que cada fatia possa ter seu próprio link. Isso evita que os links desapareçam, enquanto as imagens estão bloqueadas.

– Deixe seu HTML puro. Nada de CSSs, DIVs, Styles e Javascripts, pois todos são bloqueados nos webmails. 

 

– SPF (Sender Policy Framework)
 
Elaborar um e-mail marketing que não seja considerado como tal, é desafiador, e exige alguns cuidados técnicos muito específicos. Você sabia que os provedores de e-mail criaram mecanismos para filtrar conteúdo inútil e perigoso, impedindo que eles cheguem na caixa de entrada das caixas de e-mail? Pois é, existem algumas técnicas, que provam que você realmente está mandando o e-mail sem segundas intenções. Clique AQUI e saiba mais.

 

– A importância do opt-out no E-mail Marketing

Para que o contato tenha a possibilidade de negar o recebimento de um E-mail Marketing, deve existir o opt-out. Para que este conceito funcione perfeitamente, é preciso inserir em todos os e-mails marketing criados, um link com a função de descadastramento. Uma pessoa que não deseja mais receber seus e-mails reportará o e-mail como spam e trará mais consequências negativas do que perder um contato ou outro. Clique AQUI e saiba mais

– Não compre listas de e-mails

Elas não funcionam e podem destruir sua reputação. Esse será o pior investimento que você já fez. Gastará dinheiro, queimará sua reputação e alimentará uma prática desonesta de entrar em contato com quem nunca confiou a você esse direito. Nunca envie o e-mail se não tiver autorização. 

Seguindo estas dicas, você monta um e-mail adequado, que segue as regras do mercado de relacionamento digital. Seus contatos irão perceber isto quando os e-mails começarem a cair direto em suas caixas de entrada, ao invés das caixas de lixo eletrônico. E você ganha confiabilidade nos provedores, que, no fim das contas, são os portões de acesso aos seus clientes.

>> Conheça mais sobre E-mail Marketing

 

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