Antes de começar a gerenciar seus pedidos, é muito importante que você efetue a configuração do endereço de e-mail que fará o envio dos e-mails de pedidos da sua loja para seus clientes.
Para isso, siga os passos abaixo:
1º Passo:
No painel administrativo de sua Loja VirtUOL acesse o menu lateral ‘’Marketing > Personalizar E-mail”;
2° Passo:
Clique em “Configurar Remetente”, depois clique em “Ações” e depois em “Editar”;
Insira um e-mail válido no campo ‘E-mail’ e certifique que as regras de SPF estejam parametrizadas, clique aqui e saiba mais.
Agora sim! Você está pronto para receber novos pedidos!
Para acessar seus pedidos:
1° Passo:
No menu de seu painel administrativo, vá em “Vendas” > “Pedidos”
2° Passo:
Em sua página de Pedidos, você encontrará um resumo de seus principais resultados e a lista de pedidos com informações importantes como forma de entrega, status do pedido e forma de pagamento.
O status do seu pedido, determina se ele está em aprovação pelo meio do pagamento, pago, ou se já está finalizado.
Na lista os pedidos aparecem em ordem crescente, ou seja, do mais recente para o mais antigo. E sempre mostrará primeiro os pedidos realizados dentro do mês vigente (por exemplo: Se estamos no mês de dezembro, a lista mostrará apenas os pedidos de dezembro).
Caso deseje ver outros meses é preciso filtrar para aparecerem na lista.
Uso do filtro de pedidos
1° Passo:
Para filtrar os pedidos da sua lista de pedidos, clique em “Filtros”:
Você verá as opções abaixo, onde poderá utilizar para filtrar os pedidos da forma que desejar.
Para filtrar por outros datas, utilize o campo “Período” e selecione o período desejado, você pode visualizar o período que desejar:
Para verificar os detalhes do Pedido, clique no ‘’IdPedido” que deseja visualizar:
Na página de detalhes do pedido, você terá acesso a todas as informações necessárias para enviar o produto a seu cliente. Para mudar o status do seu pedido, clique em “Processar Pedido”
Atualize o status do seu pedido, de acordo com o andamento do mesmo. “Despachado”, por exemplo, determina que você já enviou o produto.
Após selecionar, clique novamente em “Processar Pedido” e o status será atualizado!
Após selecionar, clique novamente em “Processar Pedido” e o status será atualizado!
Para pagamentos aprovados de imediato:
Quando for efetuado um pedido em sua loja, que tenha o pagamento aprovado de imediato pelo cartão de crédito, você receberá um e-mail do PagSeguro com o assunto: ‘Pagamento concluído | Venda aprovada‘ e um e-mail da plataforma informando o pedido, com o assunto ‘Pedido efetuado’.
Para verificar o pedido através da sua administração, clique em ‘Pedidos‘ e localize a Relação de pedidos de clientes.
O status atual do pedido deverá estar como ‘Aprovado‘!
Neste momento você já poderá despachar (entregar) o produto para o cliente, e assim que o envio for efetuado, deverá alterar o status manualmente para ‘Despachado‘.
(Dica importante: coloque o código do tracking do envio no campo observações, para seu cliente rastrear o pedido e acompanhar a entrega).
Ao efetuar a mudança de status para ‘Despachado‘, seu cliente receberá um e-mail informando que o produto já foi enviado, e poderá utilizar as informações do tracking para acompanhamento da entrega.
Após seu cliente receber o produto, é muito importante que você conclua o processo alterando o status para ‘Concluído‘, para garantir a gestão completa e plena dos seus produtos.
Ao efetuar a mudança de status para ‘Concluído‘, seu cliente receberá um e-mail informando que o produto já foi entregue e o processo finalizado.
Dica importante: aplique uma mensagem amigável para seu cliente no campo observações, isso poderá ajudar o processo de fidelização e aumentará a possibilidade do seu cliente voltar a comprar em sua loja).
Após a conclusão do processo, acesse sua conta no PagSeguro e acompanhe suas transações. Você poderá efetuar o resgate assim que seu dinheiro estiver disponível.
Pagamento aguardando aprovação:
Quando o pedido for efetuado através de boleto ou pagamento que não seja aprovado de imediato, você receberá um e-mail do PagSeguro com o assunto: ‘Pagamento concluído | Aguarde Pagamento‘ e um e-mail da plataforma informando o pedido, com o assunto: ‘Pedido efetuado’.
Neste caso, você deverá aguardar a compensação do pagamento.
Assim que o pagamento for compensado, você receberá um novo e-mail do PagSeguro com o assunto: ‘Pagamento concluído | Venda aprovada.’
Para verificar o pedido através da sua administração, clique em ‘Pedidos‘ e localize a Relação de pedidos de clientes.
O status atual do pedido deverá estar como ‘Aprovado‘!
Caso você verifique o pedido na administração antes da aprovação do pagamento, o status dele deverá estar como ‘Novo’!
Neste momento você já poderá despachar (entregar) o produto para o cliente, e assim que o envio for efetuado, deverá alterar o status manualmente para ‘Despachado’.
(Dica importante: coloque o código do tracking do envio no campo observações, para seu cliente rastrear o pedido e acompanhar a entrega).
Ao efetuar a mudança de status para ‘Despachado‘, seu cliente receberá um e-mail informando que o produto já foi enviado, e poderá utilizar as informações do tracking para acompanhamento da entrega.
Após seu cliente receber o produto, é muito importante que você conclua o processo alterando o status para ‘Concluído‘, para garantir a gestão completa e plena dos seus produtos.
Ao efetuar a mudança de status para ‘Concluído‘, seu cliente receberá um e-mail informando que o produto já foi entregue e o processo finalizado.
(Dica importante: aplique uma mensagem amigável para seu cliente no campo observações, isso poderá ajudar o processo de fidelização e aumentará a possibilidade do seu cliente voltar a comprar em sua loja).
Após a conclusão do processo, acesse sua conta no PagSeguro e acompanhe suas transações. Você poderá efetuar o resgate assim que seu dinheiro estiver disponível.
Clique aqui e conheça mais sobre a Loja VirtUOL.