Como utilizar imagens no seu E-mail Marketing?

Por padrão, muitos programas de e-mail desabilitam a exibição de imagens das mensagens recebidas por algumas razões de segurança. Nesta condição, os mais prejudicados são os e-mails marketing compostos apenas por imagens. Por isso, recomenda-se sempre o uso de textos alternativos nas imagens, que, na ocasião do bloqueio, oferecem um texto explicativo ao usuário e torna a comunicação mais fácil de ser visualizada. Estes textos alternativos são inseridos no código HTML da imagem através do atributo ALT, da seguinte forma: 
 

< img src=’imagem.gif’ alt=’Texto’/>

Para que o código HTML seja válido, de acordo com as recomendações do W3C, toda imagem deve ter seu atributo alt declarado. Porém, nem toda imagem necessita de um texto explicativo, tais como ícones, espaçadores, bordas sombredas etc. Assim, para estas imagens sem tanta relevância na comunicação, recomenda-se o uso de alt=’.’ para que, ao abrir a mensagem, o usuário não veja um ícone de imagem quebrada e tenha a impressão de que uma imagem importante foi perdida. 

Por não obrigar o download das imagens, seu uso pode ocasionar uma redução nas taxas de abertura, porém, um aumento nas taxas de cliques. Isso, porque o usuário pode identificar, rapidamente, os links e textos da mensagem que são de seu interesse. Por isso, o uso do atributo alt torna a leitura da mensagem muito mais prática e dinâmica. 

Boas práticas no uso do atributo ALT: 

– Cuidado com as expressões fiscalizadas por antispams, que também são válidas para os textos das alt tags. 
– Evite ultrapassar a média de 50 caracteres para não correr o risco de o tamanho da imagem ocultar algum conteúdo de texto alternativo. 
– Evite escrever títulos e calls to action em imagens. Se isso for necessário, reproduza, na alt tag, o mesmo texto da imagem para garantir sua visualização. 
– Para logotipos, as melhores opções da alt tag é ‘logo da empresa X’ ou simplesmente ‘Empresa X’. 
– Evite deixar as imagens sem a declaração do alt ou com alt vazio (alt=”). 
– Para imagens de ícones, espaçadores e outras sem tanta relevância, utilize alt=’.’ para evitar que, em lugar da imagem bloqueada, seja exibido ícone de imagem quebrada. 
– Se utilizar imagens para ícones de navegação, como setas de avançar e voltar, utilize estes textos explicativos na alt tag. 
– Se utilizar uma imagem que não contenha texto, mas que contenha um link, insira o endereço de destino na alt tag, desta forma: alt=’http://www.seudominio.com.br’

Para evitar o bloqueio das imagens em todas as suas comunicações, solicite ao usuário que acrescente seu endereço remetente ao catálogo de endereços. Uma vez que identificam o endereço do remetente nos contatos do usuário, os programas de e-mail não mais bloqueiam as imagens por entenderem que se trata de um conteúdo seguro e relevante para o destinatário. 

>> Conheça mais sobre E-mail Marketing

Essa resposta te ajudou?
Sim
Não

Agradecemos o seu Feedback!

Siga nossos perfis nas redes sociais para ficar por dentro de dicas para ter um negócio de sucesso, acompanhar eventos e muito mais.