Conheça os conceitos “opt-in” e “soft opt-in” para uso no E-mail Marketing

Assim como em qualquer área da comunicação, existem diversas regras para trabalhar o e-mail marketing de forma não invasiva. Em qualquer ação de e-mail marketing é obrigatório o consentimento do contato, implicitamente ou explicitamente.

A maneira mais conhecida é a forma explícita, o Opt-in:

Seguindo as regras básicas nesta área, para que uma empresa efetue o envio de campanhas de email marketing é necessário que a mesma tenha uma base de contatos qualificada e que seja opt-in. Isso significa que todas as pessoas que estão incluídas nas listas de emails autorizaram o recebimento de emails com comunicados, newsletters e/ou promoções daquela empresa. O mais comum para captar emails de pessoas interessadas em ler e receber os comunicados de uma empresa é um campo dentro do próprio site da empresa dizendo ‘Assine agora nossa newsletter’ ou ‘Receba nossas promoções por email’, por exemplo. Aqueles que tiverem interesse irão inserir seus dados nos campos solicitados e autorizar a empresa a enviar e-mails e promoções.

 

Resumindo: O opt-in é a autorização necessária, dada por um indivíduo, para receber comunicações por e-mail de uma determinada empresa.

 

A forma implícita, e também muito utilizada, é o soft opt-in:

 

Se refere a uma forma implícita de garantir o envio de comunicações empresariais para indivíduos, uma vez que já exista um relacionamento prévio estabelecido entre as partes. Esta opção não conta com um cadastro onde os interessados incluem seus dados e autorizam o envio de emails. O Soft Opt-in entende que o relacionamento já existente entre duas partes permite o envio de mensagens de email entre elas.

A montagem de uma lista de contatos através do Soft Opt-in costuma ser feita através de contatos profissionais, geralmente em eventos ou feiras de negócios, por exemplo, quando clientes e empresas se reúnem para trocar ideias e informações em geral (o famoso networking). Este tipo de inclusão de emails na base de contatos de uma empresa é legal e não é considerado Spam.

Entretanto, é necessário bom senso neste tipo de ação. Quando o representante de uma empresa for captar emails para crescer a base de contatos de sua empresa, o ideal é que converse com as pessoas e informe-as sobre a possibilidade de incluí-las no recebimento destes emails, para saber se elas concordam ou não com isto.

 

Resumindo: O Soft Opt-in não conta com uma autorização explícita do contato mas trata-se de uma prática existente e permitida.


A montagem de bases soft opt-in depende da organização, empenho e do espírito negociador da empresa. Em qualquer lugar, a qualquer momento, online ou offline, é possível gerar contatos e relações comerciais. E este contato pode ser feito através de questionários de pesquisa, vendas de produtos, concursos, contatos pessoais em eventos, almoços, happy hours, coffee breack, no cinema, restaurante, na festa do cunhado etc.

Como aumentar a base de contatos opt-in?

A importância do opt-out no E-mail Marketing 

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