As permissões em pastas e arquivos podem ser alteradas nos planos Fit, Pro e Top, independente do Sistema Operacional (Windows ou Linux) que você tenha selecionado.
Para isso, utilize clientes para acesso via FTP de acordo com a necessidade. Ao atribuir permissões via FTP, é necessário definir as permissões para o usuário proprietário do arquivo, o grupo deste usuário e as permissões públicas. Estas permissões podem ser:
Read (leitura) 4 – Permite a leitura do arquivo ou diretório;
Write (escrita) 2 – Permite escrita e modificação do arquivo ou diretório;
eXecute (execução) 1 – Permite o acesso e execução do arquivo, em caso de diretório, permite listar o conteúdo e executar os arquivos nele contidos, a menos que os arquivos dentro do diretório tenham suas permissões alteradas.
Abaixo um exemplo de permissões de um arquivo:
Permissoes
As permissões demonstradas na tabela acima resultam na combinação 755, que significa controle total para o usuário proprietário do arquivo (7), leitura + execução para o grupo (5) e leitura + execução para todos (5).
Todo conteúdo criado dentro da estrutura de diretórios padrão da Hospedagem tem inicialmente todas as permissões atribuídas: leitura, escrita, alteração e execução. Conteúdo transferido via FTP tem permissões de leitura apenas.
Aplicativos como Joomla e WordPress precisam que determinados arquivos tenham permissões de leitura e escrita atribuídas. Quando a instalação desses aplicativos é feita através do painel de controle do UOL HOST, essas permissões são atribuídas automaticamente, porém em casos de aplicativos instalados manualmente, pode ser necessário atribuir estas permissões via FTP.
Aplicações que utilizam arquivos de dados como Access, SQLCE, SQlite, por exemplo, precisam que estes arquivos ou todo o diretório onde eles estão tenham a permissão de escrita atribuída, assim como qualquer arquivo que sofra alteração de seu conteúdo em tempo de execução.
Alguns clientes FTP possuem inferface simplificada para alteração das permissões. Alguns destes clientes para Windows são listados abaixo:
FileZilla;
CuteFTP;
Voyager FTP;
Leech FTP;
Total Commander
WS FTP
1º passo
Acesse o Filezila esteja com o usuário e senha em mãos para configurar.
Clique aqui para visualizar como obter acesso ao usuário e senha do filezilla.
2º passo
Vá ate o topo da pagina e digite o conteúdo abaixo.
• Host: Endereço FTP (Exemplo: ftp.dominiodocliente ou ftp.uhserver.com)
• Nome de usuário: Usuário FTP/SSH
• Senha: Senha que você definiu pelo painel
• Porta: 21 (FTP) ou 22 (SFTP ou SSH – Somente para Linux)
Apos digitar o conteúdo, clique em Quickconnect ou Conexão Rápida.
Onde achar o Usuário e senha do FTP?
Dentro do painel do cliente em Configurar FTP
3º passo
Apos realizar a conexão você já conseguirá enxergar o FTP da sua Hospedagem por meio do FileZilla.
4º passo
Apos realizar a conexão você já conseguirá enxergar o FTP da sua Hospedagem por meio do FileZilla. Clique sobe o nome do seu site e procure a pasta WP-INCLUDES. ao achar clique com botão direito em Permissões.
(Caminho – seudominio-web)
5º passo
A opção de permissões irá aparecer.
No campo Valor numérico, colocaremos no exemplo a permissão 777, como explicado anteriormente, significa leitura, gravação e execução.
Coloque a numeração de acordo com o que deseja com o auxilio dos números citados neste tutorial.
Se preferir, pode escolher as permissões clicando nos checkbox.
6º passo
Caso queira dar permissão para todos os arquivos dentro de uma pasta, marque a opção Retrair em subdiretorios e selecione que deseja:
- Aplicar a todos os arquivos e diretórios
- Aplicar apenas aos arquivos
- Aplicar apenas aos diretórios.
Usaremos no exemplo Aplicar a todos os arquivos e diretórios, apos isso clique em OK.
7º passo
As informações começaram a replicar, aguarde, isso pode levar alguns instantes.
8º passo
Pronto! as permissões já estarão concedidas, para verificar se já foi aplicada, olhe para a coluna permissão e verifique se está com o código numérico da permissão que lhe foi concedida.