Após a compra do seu plano do Google Workspace, você precisa associar um domínio e criar um usuário administrador.
Com a conta configurada corretamente, você pode gerenciar usuários, utilizar as ferramentas e enviar e receber e-mails de maneira profissional.
Siga os passos abaixo para realizar a configuração:
1º Passo
Acesse o Painel UOL Host com o e-mail e senha:
2º Passo
No painel UOL Host, clique em “Configurar” no card do produto ‘’Google Workspace’‘ ou no menu lateral esquerdo.
3º Passo
Existem duas maneiras de associar um domínio:
Se essa for a primeira vez que você associa um domínio:
- Clique em “Associar meu domínio” como indicado na imagem abaixo:
Se você já associou o primeiro domínio e quer adicionar outro:
- Procure pelo atalho que fica abaixo da listagem de domínios e clique em ‘’Associar Domínio” o canto direito da tela. Assim como a imagem abaixo:
4º Passo
Digite seu domínio no campo indicado e clique em pesquisar:
Caso o domínio que você queira não exista ou não esteja disponível, o sistema mostrará uma lista com os domínios disponíveis e seus respectivos valores para que você possa registrar um.
Você também pode clicar em “Ver meus domínios“, para acessar a lista com seus domínios associados ao UOL Host, e clique em “Associar domínio” para prosseguir.
5º Passo
Após encontrar ou selecionar seu domínio no passo anterior, confirme o registro do seu domínio ao Google Workspace clicando em “Confirmar“:
6º Passo
Clique em “Acessar página principal” para retornar ao painel e continuar a criação da sua conta Google Workspace:
Atenção: se após a associação de domínio você receba um alerta de transferência de conta, significa que o seu domínio está sendo utilizado em outro provedor. Acesse a FAQ “Como transferir minha conta no Google Workspace para o UOL” e confira o passo a passo. |
7º Passo
Após associar seu domínio é necessário informar os dados da empresa e criar um usuário administrador da conta Google Workspace.
Observação: todos os campos são obrigatórios. |
Para os dados da empresa informe:
- A razão social ou nome fantasia da empresa;
- O CEP onde a empresa está localizada – o endereço será inserido automaticamente, não é necessário informar o número.
8º Passo
Crie o usuário que irá administrar a conta Google Workspace. Para isso você precisa inserir as informações a seguir:
- Criar o e-mail da conta administradora: não é necessário inserir o domínio, isso é feito automaticamente a partir do domínio informado no passo de associação;
- Nome e sobrenome da pessoa administradora;
- E-mail alternativo: deve ser diferente da conta administradora e deve ter o domínio diferente daquele que foi associado na etapa de associação.
Após isso clique em ‘’Finalizar configuração”
Atenção: o usuário administrador consumirá uma de suas licenças disponíveis. |
Após preencher corretamente todo o formulário, clique em “Finalizar configuração”, a mensagem abaixo deverá aparecer:
9° Passo
Clique em “Voltar ao painel” para finalizar essa etapa. Seu domínio deverá aparecer na listagem com o status “Domínio registrado“.
Atenção: O usuário administrador receberá um link para acessar a conta do Google Workspace e as instruções para finalizar a configuração. A senha de acesso à conta estará disponível no painel de notificações como indicado na imagem abaixo: |
10º Passo
Além do e-mail, é possível acessar a conta Google Workspace através do painel Host e finalizar a configuração, para isso, clique em “Administrar Workspace”
11º Passo
Acesse a conta Google Workspace com o e-mail de administrador (criada no 8º Passo).
12º Passo
Após acessar a conta você deve:
- Aceitar os termos de serviços Google;
- Verificar a autoridade sobre seu domínio;
- Configurar a entrada de DNS do tipo MX; (acessar o passo a passo)
- Criar e gerencia sua base de usuários caso tenha mais licenças.
Após finalizar a configuração da conta Google Workspace você estará pronto para utilizar as ferramentas e receber e enviar e-mails de maneira profissional.