Como realizar Backup e Restore no meu cPanel?

Temos alguns tipos de backup e restore no cPanel, vamos ao passo a passo de cada um deles!

 

Backup do site:

1° Passo

Para gerar um backup do FTP, vá até a aba “Arquivos” e clique em “Backup”:

 

2° Passo

Agora, selecione a opção “Backups Parciais”. Clique no botão “Diretório Inicial” e realize o download do arquivo!

 

Restauração do Site

1° Passo

Clique em “Escolher arquivo”:

 

2° Passo

E selecione o arquivo de backup no seu computador. Em seguida, realize o upload na opção ao lado, conforme a imagem:

 

3° Passo

Depois, clique em “Carregar”. Uma tela de confirmação aparecerá, indicando que o procedimento foi realizado com sucesso!

Importante: Para importar o conteúdo do backup na revenda, certifique-se de que a cota de disco do domínio seja o dobro do tamanho do arquivo de backup mais 500MB ou mais. Isso é necessário para que o arquivo possa ser descompactado e instalado corretamente no novo ambiente. Após a conclusão do upload e migração do conteúdo, a cota de disco pode ser ajustada de volta ao valor original.

 

Backup do Banco de Dados

1° Passo

Na aba “Arquivos”, clique em “Backup

 

2° Passo

Na próxima tela, selecione a opção “Download a Database Backup”. Clique no banco de dados desejado para fazer o download do arquivo que deseja!

 

Restauração do Banco de Dados

1° Passo

Clique em “Escolher arquivo” e selecione o arquivo de backup no seu computador. Em seguida, realize o upload na opção ao lado, conforme a imagem.

 

2° Passo

Depois, clique em “Carregar”. Uma tela de confirmação aparecerá, indicando que o procedimento foi realizado com sucesso!

Importante: Para importar o conteúdo do backup na revenda, certifique-se de que a cota de disco do domínio seja o dobro do tamanho do arquivo de backup mais 500MB ou mais. Isso é necessário para que o arquivo possa ser descompactado e instalado corretamente no novo ambiente. Após a conclusão do upload e migração do conteúdo, a cota de disco pode ser ajustada de volta ao valor original.

 

E também temos o Assistente de Backup:

Assistente de Backup

Esta ferramenta, chamada Assistente de Backup, é usada para criar e restaurar backups de dados.

Ela possui três etapas principais:

  • Fazer Backup ou Restaurar,
  • Backup Completo ou Parcial,
  • Download.

Cada etapa permite selecionar arquivos, escolher entre backup completo ou parcial, e baixar o arquivo de backup ou restauração. É uma solução prática para gerenciar a segurança dos seus dados.

 

1° Passo

Em ‘’Arquivos’’ clique em ‘’Assistente de Backup’’:

 

2° Passo

Assim que clicar, abrirá uma guia mostrando as três opções e um botão de ‘’Backup’’ e ‘’Restaurar’’.

Selecionando a melhor opção para você, estará feito!

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