Após realizar um envio pela ferramenta de E-mail Marketing, será possível verificar se houve erros no envio reportados pelo servidor do destinatário.
Para verificar os erros de envio siga os passos abaixo:
1° Passo
Acesse a painel do “E-mail Marketing, em seguida clique no menu “RELATÓRIOS” e em seguida na opção “ENVIOS”;
2° Passo
Na opção “Relatórios de envio” selecione o envio que deseja visualizar;
3° Passo
Agora na tela “Erros de entrega”, clique na aba “ERROS”;
Pronto! Os erros que ocorrerem no envio selecionado serão apresentados.
Os erros de envio mais comuns são:
- Erro desconhecido: Se devem a diversos motivos atribuídos ao servidor de destino, que atribui uma mensagem de retorno fora do padrão.
- Erro inválido: Os erros inválidos são contatos que não existem ou deixaram de existir. Os contatos identificados como não existentes, não participaram mais de envios futuros.
- Erro temporário: Os erros temporários são caixas indisponíveis no momento da entrega, devido a caixa cheia, falha ou indisponibilidade do servidor, bloqueio anti-spam, Os erros temporários não invalidam o contato, já que a falha é momentânea e uma retentativa para estes endereços na maioria dos casos gera entrega com sucesso.
- Limite de envio para o servidor de destino: Todos os servidores possuem um limite específico não declarado de recebimento por hora/minuto. Exemplo: Se a lista de contatos, possui um grupo com 5 mil e-mails do terra, poderá ocorrer que nem todos os destinatários recebam o e-mail. Para isto, sugerimos que segmente sua base, “espalhando” estes mesmos domínios em diferentes grupos.
- Conta indisponível, Servidor indisponível: Estas categorias, agrupam erros de servidor do destinatário. Exemplo: “451 – no answer from host” ou então “550 requested action not taken: mailbox unavailable or not local. – on: [IP]”.
- Caixa Cheia: Caixa cheia, é reportado quando o destinatário está com a caixa cheia, ou não utilizam mais ou não tem mais o endereço de e-mail disponível.
- Bloqueio Anti-Spam: Ocorre para os contatos que possuem um bloqueio interno de seu domínio, assim eles não recebem seus e-mails por muitas requisições de envios inadequados ou seu e-mail foi taxado como spam pelo provedor destes contatos.