Dicas para o desenvolvimento de templates para e-mail marketing

– Nunca utilize imagens para conteúdos muito importantes como chamadas, links ou qualquer outro ponto que chame para a conversão. Fazendo isso, evita-se que as imagens bloqueadas atrapalhem a eficiência da mensagem.

– Evite escrever grandes áreas de texto apenas em letras maiúsculas, pois essa é uma prática muito observada em envios de spammers e, portanto, pontuada nos testes dos servidores.

– Evite escrever grandes áreas de texto em vermelho ou verde-limão (aquele verde padrão de paletas hedexadecimais) pelo mesmo motivo da recomendação anterior.

– Use cores contrastantes e texturas diferentes para despertar o interesse, mas evite cores berrantes e contrastes que possam tirar a atenção da leitura do e-mail. Recomenda-se que utilize uma paleta de no máximo duas cores sempre com um fundo claro e uma cor de texto escura.

– O objetivo da mensagem é comunicar através de palavras, portanto evite o uso de fontes pequenas e o excesso de tipos de fontes. Utilize no máximo dois tipos diferentes de fontes, e procure usar fontes que sejam comuns a todos os computadores, para não correr o risco de desconfigurar a mensagem.


– Garanta que seu conteúdo mais relevante esteja no topo à esquerda. É o primeiro local para onde os olhos se dirigem ao ler e também é o ponto que sempre será visualizado no painel de preview. 

– Evite surpresas ruins que podem comprometer a performance de seu e-mail, testando seu design no painel de preview, com a tela cheia e com as imagens habilitadas e desabilitadas antes de enviá-lo. 

– Utilize imagens em JPG para elementos gráficos maiores com maior transição de cores, como fotos. O GIF é perfeito pra elementos menores que contém menor complexidade de cores, como botões, por exemplo. 

– Evite qualquer outro formato que não seja JPG e GIF para imagens. Você pode estar tentado a salvá-los em PNG, mas não é uma boa ideia. O PNG aumenta muito o tamanho do arquivo. 

– Salvar o JPG em 80% de qualidade e em 40% pode não fazer grande diferença em termos visuais e diminui muito o tamanho do seu arquivo. Vá diminuindo a qualidade de sua imagem até o mínimo possível, sem que ela fique distorcida. 

– Tente sempre pensar no que pode ser transformado em HTML e formatação online e utilize o mínimo de imagens possível. 

– Sempre coloque ALT tags, altura e largura nas imagens para evitar que as imagens bloqueadas prejudiquem com o design de seu e-mail. 

COLOQUE SEMPRE 

– Link para cancelamento da inscrição (opt-out)

– Link para página de atualização de interesses. 

– Link para feedback, comentários sobre o e-mail (principalmente no caso de Newsletters). 

– Link para que o leitor adicione o seu e-mail a lista de contatos dele. 

– Link para uma versão na web. 

– Telefone, e-mail ou contato do remetente ou do departamento responsável pelo envio (no caso de Newsletters). 

– Política de privacidade. (no caso de Newsletters). 

– Link para enviar para um amigo.

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