Siga essas dicas para otimizar a taxa de cliques de suas campanhas e aumentar o engajamento com seus clientes e leads:
Não compre listas de e-mails
Elas não funcionam e podem destruir sua reputação. Esse será o pior investimento que você já fez. Gastará dinheiro, queimará sua reputação e alimentará uma prática desonesta de entrar em contato com quem nunca confiou a você esse direito. Nunca envie o e-mail se não tiver autorização. Conheça o opt-in
Cuidado com as imagens na hora de fazer seu e-mail marketing
Nunca envie apenas uma imagem como corpo de e-mail. A maioria dos serviços vai, por padrão, bloquear essa imagem e a eficiência do disparo tende a diminuir bastante. Você pode tomar ainda outros cuidados como:
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Fazer o e-mail marketing em formato HTML e distribuir o conteúdo entre texto e imagens;
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Usar alt tags nas imagens, sempre colocando um texto que descreva a imagem. Saiba como utilizar as alt tags
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Colocar links também nas imagens, (se elas não forem exibidas, ainda assim serão clicáveis);
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Tamanho da imagem: evite imagens muito pesadas, elas irão demorar para carregar.
Mais tipos de emails, mais chances de resultados
Faça diferentes tipos de e-mail marketing para atingir os variados momentos de compra, você pode optar, por exemplo:
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Newsletters: informações relevantes ou notícias;
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Promocionais: anunciar ofertas, mas cuidado para não exagerar;
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Nutrição de Leads: conteúdo para cada ponto da jornada de compra.
Não envie e-mails com alta frequência
Uma vez com a base de contatos crescendo, encher a caixa do cliente com mensagens é um erro. Estabeleça uma periodicidade equilibrada para não ser cansativo. A frequência depende da capacidade de produção de conteúdo da empresa. Pode ser semanal, quinzenal, diário e por aí vai. Apenas tenha cuidado para não exceder nos envios.O envio em excesso pode virar um SPAM.
Se possível, personalize seus e-mails com o nome da pessoa que irá recebê-los
Quando você personaliza os e-mails com o nome da pessoa, o aumento de cliques pode ser expressivo. Mas tome cuidado, quando você coleta no seu site o nome e o e-mail, esse campo adicional pode criar uma nova barreira que pode reduzir a disposição do usuário ceder seu e-mail.
Subject (Assunto) – Escreva um título que seja impossível de não abrir
Quanto maior a linha do Assunto, maiores também são as oportunidades de explorar diferentes termos e conceitos que podem chamar a atenção de um e de outro perfil de público… Correto? Nem tanto. Graças ao spam sobrecarregando as caixas postais dos consumidores, o Assunto, e a confiabilidade no Remetente, têm, em média, de 2 a 3 segundos para conquistar o interesse do destinatário em abrir a mensagem.
50 caracteres ou 5-8 palavras é uma quantidade razoável de informações que o usuário consegue absorver ao “scannear” sua caixa postal em busca dos e-mails que serão abertos.
Porém, para garantir a visualização do Assunto por inteiro, sem comprometer a compreensão da mensagem, alguns clientes de e-mail têm um limite de caracteres a exibir no Assunto, o ideal é de até 23 caracteres.
A primeira palavra do Assunto é especialmente importante por “carregar a essência” da mensagem. Além disso, alguns usuários ordenam suas mensagens alfabeticamente pelo campo
Assunto, o que pode garantir tanto uma posição privilegiada na caixa postal, quanto uma intermediária que deixe a mensagem passar despercebida.
Este conteúdo de texto também está sujeito a avaliação por anti-spams e, por isso, evite utilizar no Assunto (Subject), “corpo” de sua mensagem, além do campo “De” de sua mensagem, palavras que possam ser interpretadas como SPAM. Exemplos: clique aqui, mailmkt, crédito, grátis, curso, de/para sua empresa, promoção, “$$$”, exclamações entre outros). OBS: O assunto em letras maiúsculas também faz com que o e-mail receba pontuação.
Conteúdo relevante para aumentar o CTR – Click Through Rate (Taxa de Cliques)
O CTR (do inglês Click Through Rate) mede o retorno de cliques em relação ao montante enviado da sua campanha, ou seja, total de cliques divididos pelo número de e-mails enviados. Para mais informações Clique AQUI
Conteúdo relevante é a palavra-chave de um e-mail marketing para gerar tráfego e conversões no website. Considera-se “relevante” toda informação que chama a atenção do destinatário para o call to action (significa “chamada para ação”. Geralmente são links de uma página que levam os usuários a realizar ações, com o principal objetivo de direciona-los para uma landing page. Normalmente esses links são representados por hiperlinks ou imagens). No e-mail marketing, é possível trabalhar com diferentes tipos de conteúdo para avaliar qual é o de maior interesse para determinado perfil de audiência.
“Scan”
Ao abrir as mensagens, o destinatário não exatamente lê o conteúdo, mas sim, realiza o chamado “scan”, que é equivalente a passar os olhos rapidamente sobre a página para identificar algum conteúdo que seja de seu interesse.
A visualização é feita sempre da esquerda para a direita, de cima para baixo, seguindo o sentido normal de leitura. Portanto, o conteúdo principal da mensagem deve estar posicionado, preferencialmente, no topo e à esquerda. É altamente recomendado que os e-mails apresentem, nessa mesma área, um conteúdo que reforce o que foi apresentado no Assunto, que determinou a abertura da mensagem.
Além disso, antes de abrir a mensagem, muitos usuários utilizam o painel de pré-visualização (preview pane) de seus clientes de e-mail para ter uma prévia do conteúdo. Considerando-se que este painel ocupa apenas metade da tela, o conteúdo exibido no topo do e-mail torna-se outro fator determinante na abertura da mensagem.
Posicionar todos os detalhes no topo do e-mail é impossível. Porém, existe uma solução mais prática para que a mensagem não perca a relevância e ainda ofereça mais atrativos que convidam o usuário à abertura e aos cliques: organizar, em uma pequena lista, todos os call to action da mensagem. Assim, seja no painel de pré-visualização ou realizando o “scan” da mensagem, o primeiro conteúdo visualizado será um breve resumo do que o consumidor pode encontrar por ali.
Menos é mais. Evite e-mails longos e vá direto ao ponto
Essa dica vale para qualquer tipo de comunicação, seja texto, vídeo ou apresentações. O tempo é nosso ativo mais precioso. Pare de desperdiçar o tempo das pessoas. Apenas envie um e-mail quando tiver algo útil para falar. E seja breve. O quanto breve? Escreva apenas o essencial. E nada mais.
Uso de Front Page
Se você utiliza o Front Page, retire a metatag ou qualquer referência ao nome Front Page do código, pois as ferramentas anti-spam atribuem uma pontuação alta a templates produzidos nesse software.
Como evitar que meu e-mail seja classificado como spam?