O que é e-mail marketing de permissão?

Consiste em um relacionamento B2C (business to consumer) que parte do cliente, que entra em contato com a empresa por meio de um recurso Call to action (exemplo: site). A empresa provoca esse comportamento usando ‘outdoors’, anúncios em revistas, jornais, televisão, internet, entre outros, onde o cliente toma conhecimento de uma oferta/benefício da empresa, e inicia o contato.

Nesta modalidade, você deve pedir autorização ao destinatário antes de enviar seu e-mail e divulgar sua empresa/produto/serviço. Confirmação positiva ou opt-in é o nome dado ao processo onde você obtém esta permissão e, de maneira geral, funciona assim:

  • O interessado em receber emails cadastra-se em seu site, informando o endereço de e-mail dele. No caso de você já possuir um cadastro com seus clientes por exemplo, você pode enviar-lhes um e-mail convidando-os a se inscreverem em sua lista;
  • Ele recebe então uma mensagem, solicitando que confirme sua inscrição na lista (opcional);
  • Somente após a confirmação é que ele passa a receber suas mensagens.

 

Quais são as vantagens?

  •  Ajuda a diminuir a quantidade de SPAM circulando na internet;
  • Garante que somente o proprietário do e-mail será capaz de cadastrar-se;
  • Demonstra a seriedade e respeito pelo seu cliente;
  • A empresa tem como defender-se de de acusações de que está praticando spam;
  • Leva sua mensagem ao melhor público: aqueles que estão interessados no que você tem a dizer!

 

 Princípios do email marketing de permissão:

  • A permissão obtida do cliente é intransferível, ou seja, você não poderá passar para terceiros a permissão de uma pessoa para receber seus informativos;
  • A permissão é revogável, ou seja, se a pessoa não deseja mais receber seus informativos, ela deve ter o direito dela respeitado (opt-out);
  • A permissão não é estática, ou seja, você poderá controlar o nível de permissão que possui com o seu destinatário dependendo do interesse dele com a sua empresa.

 

Dicas:

  • Ofereça incentivos: se você vende algum tipo de produto ou serviço, ofereça algum tipo de recompensa em troca da permissão e do endereço de e-mail das pessoas;
  • Cative o cliente: seja informativo e ensine coisas novas através de suas newsletters;
  • Melhore o relacionamento: conquiste mais permissões em troca de mais incentivos.

 

OBS: Seja bem claro e honesto ao solicitar a permissão do cliente. Por exemplo, solicitar permissão para enviar informativos e ao invés disso disparar campanhas de email marketing contendo ofertas dos seus produtos é extremamente deselegante. Ofereça mais incentivos em troca de mais permissão.

Conheça os conceitos “opt-in” e “soft opt-in” para uso no E-mail Marketing

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