Memória: o que é e por que você deveria conhecê-la?
A memória é um dos recursos mais importantes da hospedagem de sites, pois é responsável por acessar rapidamente as informações armazenadas. O tempo de carregamento de um site, por exemplo, é bastante influenciado pelo recurso de memória.
Dessa forma, pode-se dizer que quanto mais espaço de memória o servidor tiver, melhor para sua hospedagem, pois o acesso às informações será mais rápido e todos gostamos de agilidade, certo?
Quando falamos em sites, é preciso ter em mente que ao longo de um mesmo dia há momentos de mais e menos acessos. Também é comum períodos sazonais de maior fluxo de visitas, como em datas comemorativas – Dia das Mães, Natal, Black Friday – de acordo com seu tipo de site e de negócio. Por isso, é muito importante estar seguro e um passo à frente dos contratempos.
Atualmente, WordPress, Joomla! e Drupal são os principais sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) do mercado. Todos eles consomem uma quantidade relevante de memória para seu funcionamento, de operações internas, como edição de templates e instalação de plugins, ao gerenciamento de visitas.
Com isso em mente, é altamente recomendável hospedar os CMS em servidores com boa quantidade de memória, que possam suportar as demandas para o correto funcionamento do seu site sem deixá-lo lento ou até mesmo fora do ar.
Como funciona no UOL HOST?
Todos os planos de Hospedagem do UOL HOST possuem recursos exclusivos para cada cliente, nada é compartilhado com terceiros. Cada plano disponibiliza o limite de memória compatível com a quantidade de sites que este pode hospedar, mas é importante estarmos preparados para eventualidades, como um alto volume de acessos, por exemplo.
Pensando neste cenário, o UOL HOST disponibiliza a opção de memória adicional, que será utilizada apenas quando a memória do plano for totalmente usada, garantindo que o site esteja sempre acessível.