O que é um subdomínio?

Imagine que você tem uma grande casa com várias salas. Se a sua casa for o seu site principal (como “minhacasa.com”), cada sala dessa casa pode ser pensada como um subdomínio. Então, vamos dizer que você tem uma sala só para jogos. Em termos de internet, poderíamos chamar essa sala de “jogos.minhacasa.com”. E se você tiver outra sala dedicada à leitura, essa poderia ser “leitura.minhacasa.com”.

O subdomínio, portanto, é como uma subdivisão do seu site principal, funcionando como um endereço separado que pode levar as pessoas a diferentes partes ou “salas” do seu site. Cada subdomínio pode conter conteúdo totalmente diferente, assim como cada sala da sua casa pode ter uma finalidade distinta. E o bom é que você pode criar muitos subdomínios, assim como pode ter muitas salas diferentes em sua casa, cada uma dedicada a uma atividade específica.

 

Qual a diferença do Subdomínio para o Domínio

Se o seu site fosse uma cidade, o domínio seria o nome dessa cidade, e os subdomínios seriam os bairros dentro dela.

Então, quando você ouve alguém falar sobre um “domínio”, isso significa o endereço principal do site, por exemplo, “minhacidade.com”. É o nome único na internet que leva as pessoas diretamente para o seu site, assim como o nome de uma cidade leva as pessoas para um lugar específico no mapa.

Agora, se falarmos de “subdomínio”, estamos nos referindo a uma extensão desse domínio principal que ainda faz parte do site original, mas aponta para seções diferentes, assim como os bairros estão para a cidade. Por exemplo, se você tem uma seção do seu site dedicada a um blog, você poderia usar um subdomínio como “blog.minhacidade.com”.

Então, para resumir:

  • Domínio é o nome central do seu site, o endereço principal é como o coração da sua presença online, tipo o nome da cidade.
  • Subdomínio é como um endereço secundário que ainda faz parte do domínio principal, mas leva a partes específicas do seu site, tipo os bairros numa cidade.

 

Exemplos da utilização de um Subdomínio

A utilização de subdomínios pode ser bastante versátil e útil para organizar melhor o seu site, direcionar o tráfego para áreas específicas, ou até mesmo para hospedar diferentes plataformas sob o mesmo domínio principal. Aqui estão alguns exemplos práticos:

  • Blog: Se você tem um site corporativo e quer adicionar um blog como parte da sua estratégia de conteúdo, você pode usar um subdomínio. Por exemplo, se o seu domínio principal é “minhaempresa.com”, o subdomínio do blog pode ser “blog.minhaempresa.com”.
  • Loja Virtual: Suponha que você tenha um site principal que fala sobre os produtos que você oferece, mas também quer uma loja online separada. Um subdomínio como “loja.minhaempresa.com” pode ser uma forma eficiente de separar sua loja do restante do conteúdo do site.
  • Área de Suporte/Ajuda: Para empresas que querem oferecer uma seção dedicada para suporte ao cliente, criar um subdomínio como “suporte.minhaempresa.com” pode facilitar para que seus clientes encontrem ajuda rapidamente.
  • Eventos: Se a sua empresa promove eventos regularmente, usar um subdomínio como “eventos.minhaempresa.com” pode ser uma maneira de organizar informações, inscrições e atualizações sobre os eventos separadamente do website principal.
  • Internacionalização: Se o seu site atende a diferentes regiões geográficas e idiomas, subdomínios podem ser usados para hospedar versões localizadas do seu site. Por exemplo, “br.minhaempresa.com” para a versão brasileira, ou “es.minhaempresa.com” para a versão em espanhol.
  • Desenvolvimento e Testes: Alguns sites usam subdomínios para hospedar ambientes de desenvolvimento e teste, separando-os do site de produção ao vivo. Algo como “dev.minhaempresa.com” para o desenvolvimento e “test.minhaempresa.com” para os testes.

Esses são apenas alguns exemplos, mas as possibilidades são vastas. O importante é sempre pensar na melhor forma de organizar seu conteúdo online e nos objetivos que você deseja alcançar, encontrando no uso dos subdomínios uma ferramenta útil para alcançar essas metas.
 

Essa resposta te ajudou?
Sim
Não

Agradecemos o seu Feedback!

Siga nossos perfis nas redes sociais para ficar por dentro de dicas para ter um negócio de sucesso, acompanhar eventos e muito mais.