São sistemas que estão hospedados em determinados servidores com gigantescos bancos de dados, historicamente abastecidos, disponíveis para uso público através de integração com servidores de e-mail ou software antispam.
Nestas listas estão contidos os endereços IP dos servidores que fazem spam. Enquanto um software antispam analisa cada mensagem para saber se está bloqueada, uma lista antispam bloqueia o servidor de envio, nega todas as mensagens originadas deste e utiliza cada uma para enriquecer sua base de conhecimento.
Se enviamos uma mensagem para um domínio na China e, porventura, somos bloqueados em uma lista que também é utilizada por outros domínios ao redor do mundo, estaremos bloqueados para todos eles.
Uma vez bloqueado, é preciso acessar o site mantenedor da lista antispam e solicitar a liberação do IP informando o motivo pelo qual isto ocorreu. Normalmente, o desbloqueio ocorre dentro de 3 horas. Alguns aumentam o tempo e até negam, de acordo com o número de vezes que o desbloqueio foi solicitado.
O UOL Mail Pro possui antispam automático integrado à uma lista global de cadastros de fontes maliciosas.