Muitos são os motivos pelos quais um e-mail pode ir parar na pasta de spam, geralmente, é por conta das regras e normas adotadas no servidor do destinatário e para que isso não aconteça, não tem milagre, devemos nos adequar a estas regras. E quando ele já foi parar na pasta spans, não tem muito o que ser feito, a única saída é melhorar a reputação do seu e-mail, e evitar que isso aconteça: para isso veja as dicas abaixo e melhore a reputação do seu e-mail:
1: Domínio sem entrada SPF ou configurada incorretamente
Esse talvez seja o principal motivo, e o mais fácil de ser resolvido, pois basta você criar a entrada de forma correta. Em nossos servidores de revenda de hospedagem existe um padrão veja na solução abaixo:
Tente esta solução: Deixar todos os domínios de sua revenda com a entrada SPF:
"v=spf1 include:servidorwebfacil.com ~all"
2: Taxa de abertura baixa
Uma das regras adotadas pelos servidores de e-mails para definir se um e-mail e ou não spam, é analisar a taxa de abertura. Ou seja, se você envia e-mails que tem uma taxa de abertura muito baixa, aos poucos, seu e-mail vai sendo considerado como spam.
Tente esta solução: Se seu negócio ainda está começando, evite enviar e-mails para quem não lhe conhece, antes de mandar um e-mail, tenha certeza de que essa pessoa irá abrir.
3: Usar palavras normalmente utilizadas em spammers
Algumas palavras foram tanto usadas por spammers que passaram a aumentar o alerta dos filtros de spam. Palavras e termos como “gratuito” ou “grátis”, “parabéns”, “isso não é spam” e “grande oferta” acabam recebendo novas análises pelos algoritmos dos filtros antes que sejam recebidos na caixa de entrada. Isso quando não são automaticamente direcionados para a pasta de spam propriamente dita.
Tente esta solução: Evite usar essas palavras, como o filtro é feito por robôs, devemos evitar esse tipo de palavra no título e corpo do e-mail.
4: Volume de e-mails enviados
Volume é outro fator que determina se um determinado e-mail pode ou não ser spam. De acordo com a Return Path, “Volume se refere ao número de e-mails vistos pela rede de reputação ao longo dos últimos sete dias e se concentra no envio de padrões, consistência e cadência.” Portanto, você deve evitar os picos incomuns em seu tráfego de e-mail. Por exemplo, se um endereço IP envia 100 e-mails a cada hora e, de repente, o número aumenta para 1000, isso pode prejudicar a sua reputação.
Tente esta solução: Evite enviar e-mails de uma só vez para grupos grandes de e-mails. E lembre-se: e-mail profissional não deve ser usado como e-mail marketing.
5: E-mail sem entrada DMARC
DMARC (do inglês, Domain-based Message Authentication, Reporting, and Conformance), é um padrão técnico que foi criado com o intuito de reduzir as fraudes e os abusos via e-mail, validando as mensagens enviadas e padronizando o modo com que os provedores fazem a leitura e a autenticação dos e-mails recebidos. Essa entra é fundamental para que o e-mail do destinatário saiba que você é quem de fato está enviado o e-mail para ele, assim, reduzindo as chances do e-mail ir parar na caixa de spans.
Tente esta solução: É necessário criar uma entrada DMARC, na zona de DNS do seu domínio, para aumentar a reputação e confiança na entrega dos e-mails. Em caso de dúvidas veja: O que é DMARC e por que implementá-lo?
Pronto: Realizando estas etapas, seu e-mail em poucos dias estará indo direto para a caixa de entrada.