Quando compramos uma revenda de hospedagem, compramos também a liberdade de gerenciar vários sites através do “WHM ou Plesk” e fornecer acesso isolado para cada domínio através do painel “cPanel ou Plesk”. Você pode usar isso, apenas para gerenciar vários sites ou para ganhar dinheiro revendendo hospedagem. Abaixo, listamos alguns passos, que você deve seguir para começar a usar sua revenda de forma mais organizada.
1º Passo: Configurar o domínio principal da revenda de hospedagem;
O primeiro passo, após contratar uma revenda de hospedagem e ela está ativa, é configurar o domínio principal antes de começar a criar os planos e adicionar os seus clientes. Esse passo é obrigatório para os planos de “Revenda Linux” e opcional para “Revenda Windows”. Mas é altamente recomendado uma vez que, passa mais credibilidade para seu cliente ter um domínio relacionado com o servidor. Para isso veja:
2º Passo: Apontar os DNS do domínio
Após configurar o domínio principal você deve apontar os DNS desse domínio para os servidores da Revenda no Uol Host: Para isso veja:
Para Revenda Linux(cPanel)
ns1.servidorwebfacil.com
ns2.servidorwebfacil.com
Para Revenda Windows(Plesk)
ns11.servidorwebfacil.com
ns12.servidorwebfacil.com
ns13.servidorwebfacil.com
Em caso de dúvidas para realizar o apontamento entre em contato com a empresa que você registrou seu domínio. E passe as informações dos DNS de acordo com o seu tipo de revenda.
3º Passo: Criar uma senha para acessar o painel “WHM/Plesk”;
O painel “WHM(Revenda Linux) ou PLESK(Revenda Windows)” são os painéis, onde você vai definir os recursos que terá isolado para cada site Ex: Espaço em disco, Bancos de Dados, Quantidades de Caixas de E-mails CMS disponíveis etc. Para isso, você deve criar uma senha de acesso que é diferente da senha que você usa para acessar o painel do Uol Host, essa senha será exclusiva para sua revenda: Para isso veja:
Para revenda Linux(WHM)
https://uolhost.uol.com.br/ajuda/content/como-criar-a-senha-de-acesso-ao-painel-whm
Para revenda Windows(Plesk)
https://uolhost.uol.com.br/ajuda/content/como-criar-a-senha-de-acesso-ao-painel-administrador-do-plesk
4º Passo: Criar um “Pacote/Plano de serviço”;
Um “Pacote(Revenda Linux)” ou “Plano de Serviço(Revenda Windows)” é onde você vai definir o que liberar Ex: espaço em disco, quantidade de e-mails, quantidade de banco de dados, contas de FTP e etc. Para cada domínio, ou grupo de domínios. Ex se eu criar um pacote com o nome “Plano B”, com 2GB de espaço em disco e 5 Contas de e-mails. Todos os clientes que eu vincular o domínio nesse pacote só terá direito a usar esses recursos, mesmo eu tendo comprado uma revenda de 75GB com caixas de e-mails ilimitadas. Você pode criar vários planos de acordo com os recursos contratados. Para isso veja:
Para Revenda Linux(cPanel);
https://uolhost.uol.com.br/ajuda/content/como-criar-os-planos-de-hospedagem-em-uma-revenda-linux-cpanel
Para Revenda Windows(Plesk);
https://uolhost.uol.com.br/ajuda/content/como-criar-um-plano-de-servico-no-vps-plesk
5º Passo: Adicionar uma “Assinatura/Cliente”;
A assinatura é onde você vai cadastrar as informações do seu cliente Ex: Domínio, e-mail de contato, criar um usuário , criar senha para ele ter acesso ao plano e etc. para Revenda Linux(cPanel). Isso é chamado de “Conta” para Revenda Windows(Plesk) isso é chamado de “Assinatura”. Mas a lógica é a mesma. Para isso veja:
Para Revenda Linux(cPanel);
https://uolhost.uol.com.br/ajuda/content/como-criar-uma-nova-conta
Para Revenda Windows(Plesk);
https://uolhost.uol.com.br/ajuda/content/como-adicionar-um-novo-cliente-em-minha-revenda-windows
Pronto! Esses são os primeiros passos para você começar a usar sua revenda de hospedagem, para mais informações e conteúdo continue navegando em nossa FAQ, ou se preferir acesse nosso canal de Youtube Uol Host