O que é e como funciona o firewall?
O firewall é um software, uma ferramenta de segurança que atua limitando o acesso às portas do computador, impedindo a entrada de invasores à rede.
O firewall decide qual tráfego de rede pode passar e qual tráfego é considerado perigoso. Basicamente, ele atua como um filtro, separando o que é bom do que é ruim, o confiável do não confiável.
O objetivo dos firewalls é aumentar a segurança e proteger as redes privadas dos seus servidores.
Para usar corretamente toda a proteção de um firewall, é importante lembrar de alguns pontos de “boas práticas”.
- Mantenha seu Sistema Operacional sempre atualizado: as atualizações fazem com que mantêm o firewall atualizado contra quaisquer vulnerabilidades mais recentes.
- Use o antivírus em conjunto: os firewalls por si só não são projetados para impedir vírus e outras infecções. O firewall serve como um primeiro muro de tijolos, mas após a infecção, não resolve o problema.
- Limite as portas de acesso: limite as conexões de entrada e saída a uma lista de permissões restrita de endereços IP confiáveis. Reduza os privilégios de acesso do usuário às necessidades.
Uma vez que é necessário abrir uma porta para administração do seu servidor e do conteúdo que está sendo processado por ele, recomenda-se que defina uma regra de acesso (ajustar qual ip poderá acessar a porta específica).
Principalmente portas de acessos:
|
É necessário realizar esse processo apenas uma vez por porta. Veja como é simples:
1º Passo
Na aba “Rede” em seu painel administrativo selecione o servidor específico e clique em “Liberar Portas”
2º Passo
Na janela, selecione o “Serviço e Protocolo” que deseja, e no campo “IP / Rede de origem” digite o IP da máquina que terá acesso a essa porta:
3º Passo
Clique em “Incluir” e pronto! Sua porta foi aberta com segurança.
Ao definir um IP de origem impede-se o acesso de máquinas não autorizadas, evitando ataques e possíveis bloqueios de acesso ao seu servidor.