Quais são os erros gerados com maior frequência no relatório de envios do E-mail Marketing?

Os erros que podem retornar dos servidores no envio de um email marketing se agrupam em dois grupos que são:
 

*Erros Inválidos:
 
São erros permanentes. Esses e-mails serão setados como inválidos nos próximos envios.
Erros inválidos são emails com problema permanente. Ele pode nunca ter existido, a conta ter sido cancelada, o servidor estar com erro de sintaxe, ou seja, qualquer erro onde seja impossível localizar a conta ou o servidor.


Exemplos de Erros Inválidos (permanentes):

– Caixa Postal não existe: O servidor não encontrou a caixa postal e informa que ela não existe. Pode ter existido antes, mas no momento da consulta, ela é inexistente.

– Erro de sintaxe: Quando o provedor do domínio do e-mail encontra caracteres não permitidos ou espaços em branco, o que indica erro na digitação (sintaxe).

– Devolvido: O servidor recebe o email (que é contabilizado como entregue), mas ao processá-lo, posteriormente, não encontra a caixa (email não existe). Então, o devolve.

*Erros Temporários:

 

Esses e-mails, em um próximo envio, poderão ser entregues.
Erros temporários são emails temporariamente indisponíveis. Pode ser em função de caixa postal cheia, de servidor indisponível, de bloqueio por spam, etc. O que difere esses erros dos erros inválidos (permanentes) é que, muitas vezes ao enviar novamente algumas horas depois, pode resultar em sucesso na entrega.

 

Exemplos:

– Caixa Postal não encontrada: O servidor não consegue encontrar a caixa postal, mas não informa se ela existe ou não. Ela pode existir e no momento da consulta não foi encontrada. Pode ser também bloqueio por spam. Para esse tipo de erro é necessário verificar a mensagem que retornou do servidor.

– Sem resposta do servidor de destino: O servidor do email está fora do ar, em processamento, não responde e não conecta. A plataforma não consegue entregar o email. Falha de requisição / Caixa Postal ocupada. A plataforma não conecta ao servidor, que pode estar com problemas de conexão. O email não é entregue.

– Excesso de tentativas: Cada servidor de email tem uma regra de recebimento diferente para quem faz muitos envios para o mesmo domínio com o mesmo IP, mensagem ou remetente. Isso serve para evitar o recebimento de spam. A plataforma de email é configurada de acordo com o tempo de recebimento de cada servidor e entrega de acordo com esse tempo. Em alguns casos, quando o servidor de recebimento está configurado para receber menos mensagens, o envio pode demorar mais para finalizar, pois a plataforma vai tentar entregar mais de uma vez.
 

– O que você deve fazer:
 
Deixe de enviar para os contatos da sua base que resultarem em Erros Inválidos, isto economizará dinheiro, e evitará que a reputação de seu remetente seja prejudicada.
Já em relação aos Erros Temporários é mais complicado. Monitore-os, analise as razões de cada um lendo as mensagens de retorno.
No entanto, não é recomendável remover esses contatos da sua lista, a menos que se perceba que um determinado e-mail resulta neste tipo de rejeição durante alguns meses.
Sempre ofereça link de descadastro. Certifique-se de manter suas listas de contatos limpa, e você vai economizar dinheiro.
 

Como posso limpar a minha base de e-mails para diminuir erros no envio de E-mail Marketing? 

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