Quais são as boas práticas de uso do serviço de e-mail?

Para que seu e-mail não vá para caixa de spam e você não seja vítima de fraude ou phishing de e-mail, leia atentamente as dicas abaixo.

Quais são as boas práticas de envio de e-mail?

1. Periodicamente, faça uma revisão em sua lista de e-mails de destino e remova contas de e-mails inválidos (desativados, escritos de forma errada, inexistentes). O envio de mensagens para muitos destinatários inválidos ajuda na percepção de envio de origem de um SPAMMER – usuário que envia spams, ou seja, propaganda eletrônica não solicitada e geralmente mal intencionada;

2. Quando usar gerenciadores de e-mail (Outlook, Thunderbird, entre outros), evite enviar a mesma mensagem repetidamente, pois pode ser considerada spam. Por padrão, os programas de e-mail geralmente tentam reenviar repetidamente as mensagens com erro, causando assim múltiplas tentativas da mesma mensagem.

3. Sempre analise se o seu computador possui um antivírus ou anti-spyware. Existem vírus que se instalam na máquina e utilizam os serviços de e-mail sem que o proprietário esteja ciente. Caso não tenha um antivírus, conheça os benefícios do UOL Segurança Digital.

 

Como escrever no assunto da mensagem?

1. Evite assuntos longos: O ideal é que o assunto tenha no máximo 60 caracteres. Entretanto, a mensagem principal deverá ser passada nos primeiros 20 caracteres, pois, se não for possível ver a frase completa, ainda assim a mensagem poderá ser compreendida.

2. Evite caracteres especiais: Hifens, asteriscos, barras, símbolos monetários, pontos de exclamação e interrogação geralmente são barrados pelos filtros. Portanto, procure usar só palavras no título, deixe de lado qualquer símbolo para garantir.

3. Evite palavras ou expressões suspeitas: Palavras como dinheiro, urgente, grátis, você, garantia, oferta, promoção, desconto, venda mais, carreira, renda e palavras sem vogal são, geralmente, identificadas como spam.

 

O que deve ser evitado no e-mail?

Existem palavras que não devem estar de jeito nenhum no seu e-mail, seja no assunto, no link ou mesmo no corpo da mensagem. A presença desses termos na mensagem faz com que ela seja, automaticamente, considerada um spam. 

  • Palavras e temas que devem ser evitados: Vagas abertas, curso online, curso, hospedagem, promoção, dinheiro, renda, renda extra, ganhe dinheiro, etc.
     
  • Assuntos que NÃO devem ser abordados no seu e-mail: Venda de listas de e-mails, trabalhar em casa, ganhar dinheiro enviando e-mails, agência de aproximação, modelos, perder peso, emagrecimento, etc.

 

Quais são as boas práticas de recebimento de e-mail?

 

 

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