Falha no envio de e-mail por bloqueio de Spamhaus. O que fazer?

Caso você não esteja conseguindo enviar e-mail e recebe uma mensagem de erro, conforme imagem abaixo, isso significa que seu e-mail pode ter sido bloqueado. Esse tipo de bloqueio ocorre quando seu e-mail, domínio ou IP foram identificados por meios externos como fontes de Spam e automaticamente direcionado para uma blacklist (lista de bloqueio) global.

  

 
Para confirmar se seu e-mail foi incluído na lista de blacklist global e saber como proceder para desbloqueá-lo, siga os passos abaixo:  

1. Do mesmo dispositivo (Computador/Celular) que está logado no seu e-mail, acesse o site "Meu IP(https://meuip.com.br/). No campo "Qual é meu IP?" (1), aparecerá o número do seu IP (2). Copie os números;

 

2. Agora, acesse o site "Spamhaus(https://check.spamhaus.org/) e, no campo "Enter a single IP, domain or hash", insira o número do IP que você copiou no passo anterior (1) e clique no botão "Lookup" (2); 

 

3. Se o seu IP estiver listado em alguma lista da Spamhaus, você verá a mensagem: "IP número has listings". Então vá para o "Passo 4" e prossiga com as verificações;

 

Atenção! Se o seu IP não estiver listado na lista Spamhaus (conforme imagem acima), você verá a mensagem "IP número has no issues". Então você pode verificar outros motivos para a dificuldade do envio do e-mail, clicando aqui.

 

4. Como seu IP está listado em alguma blacklist, desligue o seu Modem de internet, aguarde 10 segundos e ligue novamente. Com isso, caso seu IP seja dinâmico, isso deve ser suficiente para trocar seu número de IP. Em seguida, realize o teste se logando novamente no webmail e prosseguindo com envio de um e-mail:

  • Clique aqui para acessar o e-mail UOL:

 

  • Clique aqui para acessar o e-mail BOL:

 

Atenção! Caso o problema persista, você deve procurar sua operadora de internet para verificar a qualidade do IP e pedir a remoção do IP da lista do Spamhaus. Esses bloqueios NÃO podem ser retirados pelo UOL.

 

Existem outros assuntos que também podem ajudar:

Essa resposta te ajudou?
Sim
Não

Obrigado por sua resposta! Se ainda precisar de ajuda sobre esse assunto, fale conosco clicando aqui.

Poxa! Por que não conseguimos te ajudar? Aqui ao lado, deixe seu comentário e login de acesso.