O que fazer quando meu e-mail está lento?

Problemas de lentidão no e-mail são normalmente causados por problemas relacionados à conexão com a internet ou até mesmo problemas com o navegador de internet. Se você estiver enfrentando problemas de lentidão no seu e-mail, realize os testes abaixo:

Acesso via guia anônima

Realize um teste de acesso ao e-mail utilizando a guia anônima do seu navegador.

Como abrir a guia anônima em cada navegador:

Google Chrome Desktop: A forma mais fácil e simples de acessar a guia anônima é através do atalho no teclado. Basta pressionar as teclas Ctrl + Shift + N em seu teclado e a guia anônima abrirá.

Caso não consiga acessar usando o atalho, realize os seguintes passos: No Google Chrome, clique nos "três pontinhos" (1), localizado no lado direito do navegador e, após isso, selecione a opção "Nova janela anônima" (2).
 

Microsoft Edge: O comando no Edge é bem parecido com o do Chrome, mas a letra do comando é "P" ao invés de "N". Basta o pressionar as teclas Ctrl + Shift + P em seu teclado e a guia anônima abrirá.

Caso não consiga abrir a guia anônima através do atalho, basta clicar nos "três pontinhos" (1) localizado a direita do navegador e após isso clicar em “Nova janela InPrivate” (2).

Mozilla Firefox: Assim como no Edge, o atalho para a guia anônima utiliza a letra P. Basta pressionar as teclas Ctrl + Shift + P em seu teclado e a guia anônima abrirá.

Caso não consiga abrir a guia anônima através do atalho, basta clicar nos "três tracinhos" (1) localizado a direita do navegador e após isso clicar em “Nova janela Privativa” (2).

Após abrir a guia anônima em seu navegador, realize um novo teste de acesso ao seu e-mail. Se durante o acesso via guia anônima o e-mail não apresentar mais lentidões, significa que o problema está relacionado aos arquivos temporários do seu navegador. Nesse caso, realize a limpeza do seu navegador conforme as orientações abaixo.

Limpeza do navegador

Quando você utiliza o navegador, ele armazena informações como cookies e outros dados dos sites que você visita. No entanto, essas informações podem causar problemas, como lentidão no carregamento das páginas e erros na formatação do site. Para resolver esses problemas, é necessário realizar a limpeza desses dados em determinados momentos.

Como limpar os cookies e outros dados de todos os sites que já acessou em seu navegador?

Essa opção é recomendada caso você queira apagar os cookies e outros dados de todos os sites visitados anteriormente. No entanto, é importante notar que, ao realizar esse processo, será necessário fazer login novamente nos outros sites.

Com seu navegador aberto, identifique em seu teclado e pressione as teclas "Shift" + "Ctrl" + "Del/Delete".

Em seguida, uma tela abrirá com as opções de limpeza do navegador. Veja abaixo as ações posteriores para cada navegador e siga os respectivos passos:

Firefox

1. Em "Intervalo de tempo a limpar", selecione "Tudo";
2. Em "Histórico", selecione apenas "Cookies" e "Cache";
3. Em "Dados", selecione "Dados offline de sites";
4. Após isso, clique no botão "OK".

 

Google Chrome

1. Clique na aba "Avançado";
2. Em "Período", selecione "Todo o período";
3. Deixe selecionado apenas "Cookies e outros dados do site" e "Imagens e arquivos armazenados em cache";
4. Após isso, clique no botão "Remover dados".

 

Microsoft Edge

1. Em "Intervalo de tempo", selecione "Desde o começo";
2. Deixe selecionado apenas "Cookies e outros dados do site" e "Imagens e arquivos armazenados em cache";
3. Após isso, clique no botão "Limpar agora".

Esse processo garantirá que todos os cookies e dados do site sejam removidos, permitindo que você comece com uma nova sessão ao acessar a página novamente.

Teste de ping

Se mesmo após realizar o acesso via guia anônima e a limpeza do navegador o problema persistir, é possível que o problema esteja relacionado à sua conexão com a internet. Por isso, realize um teste de ping para validar se você está conseguindo se conectar corretamente ao servidor de internet.

Como realizar o teste de ping:

Em seu computador, segure as teclas "Windows + R" em seu teclado. Será aberto o "executar do Windows", nessa tela digite CMD e clique em "OK"

No Prompt de Comando, o digite o seguinte comando: ping link. Exemplo: ping uol.com.br. Após isso, deve pressionar "Enter".

O teste de ping deve retornar 0% de perda. Caso contrário, significa que há algum problema na conexão. Dessa maneira, você deverá entrar em contato com a operadora de internet a informar que está com perda de pacotes. 

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