Recebo e-mails legítimos na Quarentena. O que fazer?

O recebimento de e-mails “legítimos” na quarentena pode ocorrer por diversas causas, sendo elas: Remetente com má reputação (foi marcado como Spam muitas vezes por outros usuários), você pode ter marcado o remetente por engano como Spam, AntiSpam considerou o conteúdo da mensagem como insegura ou o remetente está com configurações incorretas de SPF e DKIM. 

Para entender mais o que é SPF e o DKIM, separamos abaixo os conceitos de cada um:

SPF: o SPF é um sistema que evita que outros domínios enviem e-mail não autorizados em nome de um domínio. O SPF verifica no cabeçalho de internet se o SMTP utilizado para enviar a mensagem está autorizado na relação de IP’s que respondem pelo domínio do remetente.

DKIM: o DKIM é um padrão de autenticação que tem o objetivo de proteger os e-mails contra spam, spoofing e phishing. Ele faz uso de uma assinatura digital que visa confirmar se a mensagem foi realmente enviada pela organização.

Basicamente, esses são protocolos de segurança que qualquer domínio deve ter configurado, pois asseguram a autenticidade da mensagem enviada e permitem que apenas aqueles autorizados efetuem tais envios. Evitando assim, o envio de phishings, que uma pessoa não autorizada envie um e-mail em nome do domínio e diversas outras situações que podem causar danos ao destinatário.

O que fazer quando uma mensagem que confio chega na Quarentena? 

Vale lembrar que o recebimento de mensagens na Quarentena não é uma falha, mas sim um sistema que visa a segurança do destinatário. 

Muitas vezes esse problema é resolvido apenas marcando a mensagem como “Não é Spam”, dessa forma, as próximas mensagens são recebidas diretamente na caixa de entrada. 

Veja abaixo como marcar uma mensagem como “Não é Spam”:

No webmail, abra a pasta da quarentena (1) e selecione o e-mail que deseja receber na caixa de entrada (2). Há duas opções de marcar o e-mail como “Não Spam”, você pode marcar o e-mail diretamente pela lista de e-mails ou até mesmo com a mensagem aberta, conforme print abaixo.

Atenção! Depois de marcar o e-mail como “Não é Spam”, os próximos e-mails enviados pelo remetente devem chegar na caixa de entrada.

Marcando através da lista de e-mails (3)

 

Marcando com o e-mail aberto (4)

 

Já marquei o e-mail como “Não Spam” e continuo recebendo os e-mails dele na Quarentena. O que fazer?

Muitas vezes esse problema é causado pela configuração do SPF ou DKIM do remetente, como já mencionado acima. Por se tratar de uma configuração do remetente, ele deve verificar juntamente ao seu provedor de e-mails e realizar os devidos ajustes em seu domínio.

Em algumas ocasiões, o problema ocorre, pois o sistema do UOL considerou essa mensagem como suspeita e é necessário realizar o “desbloqueio” do remetente. Para isso, é necessário realizar a abertura de um chamado através do painel, nele deve conter o e-mail completo do remetente, data e hora do envio, além do EML da mensagem recebida. Veja abaixo como exportar o EML de uma mensagem para abertura do chamado

1. Por meio do webmail, localize a mensagem que foi recebida na Quarentena e abra ela;

2. Com a mensagem aberta, ao lado dos botões de resposta e encaminhamento, clique no botão de mais ações “três pontinhos” (1) e, em seguida, clique em “Exportar EML” (2);


 
Pronto! O download do arquivo EML será realizado. Após isso, salve o arquivo em sua pasta de preferência para poder utilizar na abertura do chamado por meio do link: https://sac.uol.com.br/painel-atendimento

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